Merisio reforça compromisso com demandas de Jaraguá do Sul e região

Candidato da coligação “Aqui é Trabalho” também esteve em Itajaí nesta segunda-feira

“Governo e prefeitura têm que ter uma parceria plena, não importa o partido do prefeito. Nós somos eleitos para administrarmos um dinheiro que não é nosso, é do povo. De que forma volta, mais rapidamente, com menos custo e mais transparência, tem de ser a nossa missão. E eu acredito, de uma forma muito sincera, que é através da obra feita no município, com o prefeito acompanhando todos os dias, com o vereador fiscalizando, com o Ministério Público presente, que nós reduziremos custos e ganharemos velocidade. Mas são todas as obras? Quase todas. Algumas são regionais, e aí a importância dos consórcios de municípios, que vão substituir esse modelo de regionais que nós temos hoje.”

Com esta explanação, o candidato Gelson Merisio (PSD) resumiu o modelo administrativo que pretende implantar em Santa Catarina a partir de 2019, se eleito governador. A afirmação foi durante reunião promovida pela Associação Empresarial de Guaramirim, em conjunto com as associações de Schroeder e Massaranduba, nesta segunda-feira (1).

 

Foto de Marcus Quint

 

“Os consórcios de municípios se transformarão na substituição desse modelo de regionais que temos hoje. O que dizem das regionais? Que é para aproximar o governo do povo. Eu sou do interior, o que eu quero é governo com policial na rua, com médico no posto de saúde, governo com professor satisfeito na sala de aula. Não quero governo para fazer reunião em regional”, resumiu Merisio.

Durante o encontro, o candidato da coligação “Aqui é Trabalho” recebeu uma carta com as principais reivindicações da região, entre as quais a duplicação da BR-280 e o chamado contorno ferroviário.

Candidato ao Senado, Esperidião Amin (PP) classificou a situação da BR-280 de “um enredo triste que atravessa a terceira eleição”. “Com a força de Esperidião Amin e Raimundo Colombo no Senado vamos buscar o que santa Catarina merece, e a finalização da duplicação dessa rodovia vai merecer nosso empenho pessoal”, destacou Merisio.

 

Encontro na Acijs

Na sequência, em reunião na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), o candidato da coligação “Aqui é Trabalho” reforçou os compromissos assumidos em Guaramirim e destacou que a conclusão dos pouco mais de 7,7 quilômetros de terceira faixa no trecho da rodovia que já foi estadualizado, com a construção de um viaduto, será “prioridade a partir do primeiro dia de governo”.

Em Jaraguá do Sul, Merisio foi questionado, entre outros pontos, sobre seu posicionamento a respeito dos Bombeiros Voluntários, que, assim como em Joinville, prestam um excelente trabalho na cidade.

 

Foto de Marcus Quint

 

“Eu fui autor, lá atrás, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal e busca a autorização para criação dos bombeiros voluntários municipais. Ela é uma demonstração muito clara do meu absoluto compromisso com os bombeiros voluntários, por duas razões: primeiro porque é mais barato; segundo porque representa o que tem de mais bonito na sociedade, que é o voluntariado. Quando o Estado atrapalha o bombeiro voluntário, mais do que uma atividade mais barata e com uma boa resposta à sociedade, o governo manda uma mensagem de que o voluntariado não é bem-vindo, que ele não serve para o serviço público”, afirmou.

 

Caminhada em Itajaí

Antes de seguir para o Planalto Norte, nesta segunda-feira, a coligação “Aqui é Trabalho” também realizou uma caminhada pelo comércio no município de Itajaí. A concentração começou com um bandeiraço em frente à Igreja Matriz e seguiu pelo calçadão até a igreja antiga, na Rua Hercílio Luz. Na caminhada, recebeu o apoio de eleitores, como a itajaiense Rose Lopes. “São os candidatos que escolhi!”, disse ao declarar voto a governador em Merisio.

Participaram do ato Amin, o primeiro suplente do candidato a senador Raimundo Colombo, Jandir Bellini (PP), ex-prefeito de Itajaí, além dos candidatos a deputado federal Osvaldo Mafra (Solidariedade) e Jorge Cenci (PSB) e os candidatos a deputado estadual Eduardo Eto (DEM) e Nikolas Reis (PSB).

 

Foto de Luis Debiasi