Em dia de agenda cheia na maior cidade de SC, Merisio assume compromissos com Joinville

Em visita ao Hospital Municipal São José, na manhã de quarta-feira (22), o candidato Gelson Merisio (PSD) reforçou um dos compromissos que assumiu com Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. A proposta é que o Governo do Estado se encarregue dos custos da folha de pagamento dos servidores da unidade, que hoje é municipal, mas atende pacientes que vêm a Joinville de outros regiões do Estado em busca de tratamento.

“A melhor maneira de o Estado ser justo com Joinville é assumir a folha de pagamento do Hospital São José”, disse Merisio. A gestão melhorou nos últimos anos, conseguindo praticamente dobrar faturamento com a receita recebida do SUS. Passou de R$ 2 milhões para mais de R$ 4 milhões. O problema é que ainda é pouco quando se observa que os 1.400 funcionários da unidade obrigam que a Prefeitura de Joinville a investir 41% da receita na área da Saúde.

“É a maior concentração de alta complexidade em um só hospital. Arrisco dizer que de todos hospitais de Santa Catarina”, explica Jean Rodrigues da Silva, diretor-presidente do Hospital Municipal São José e também à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. O hospital realiza cerca de 700 cirurgias todos os meses. A partir da reunião, o grupo liderado por Gelson Merisio foi conhecer um pouco mais da realidade do Hospital São José, como a UTI.

Agenda

Acompanhado do candidato a vice-governador João Paulo Kleinübing (DEM) e do candidato a senador Esperidião Amin (PP), Gelson Merisio realizou visitas às empresas Selbetti e Schulz para conhecer um pouco das inovações que estão sendo desenvolvidas na Capital Econômica de Santa Catarina, Joinville. “Quero reforçar meu compromisso com a cidade, seja na representatividade dentro do governo ou na melhoria do atendimento do Hospital São José. Joinville precisa de mais reconhecimento e nós temos essa obrigação”, destacou Kleinübing.

A última visita do dia foi realizada na Univille. Lá os candidatos foram recebidos pela reitora da universidade comunitária, professora Sandra Aparecida Furlan. O encontro teve ainda a presença de João Otávio Bastos, presidente Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Da conversa, ficou estabelecido mais um compromisso de Merisio com a região: a prioridade para a conclusão do Centro de Inovação de Joinville, um dos primeiros a ter trabalhos iniciados, após a obtenção de um terreno doado pela própria Univille, mas que agora está atrasado e sem prazo para ser concluído.

Encontro Macrorregional

Joinville foi sede nesta quarta-feira de um dos oito encontros macrorregionais da coligação “Aqui é Trabalho”, reunindo mais uma vez todos candidatos da majoritária. Gelson Merisio (PSD), candidato a governador, João Paulo Kleinübing (DEM), vice, e os candidatos ao Senado Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD).

“Aqui fazemos uma reunião de trabalho hoje. Por isso não vamos usar o palco. Vamos nos aproximar todos aqui da frente para conversarmos e discutirmos as propostas para Joinville e o que cada um de nós pode fazer pela cidade”, explicou Gelson Merisio no início das atividades.

De acordo com o candidato, esse é um momento de muita franqueza, hora de construir um processo em que as pessoas saibam com transparência as ideias apresentadas para a cidade, como a proposta de assumir a folha de pagamento do Hospital Municipal São José ou ainda o plano de ampliar em mil policiais o efetivo da Polícia Militar no município e de dar prioridade para a conclusão do Centro de Inovação de Joinville.

Foto de Luis Debiasi

Foto de Luis Debiasi