”É papel do Estado garantir equilíbrio entre todas as regiões”, afirma Merisio em roteiro na região Sul

Dia de agendas de trabalho passou por Laguna, Cocal do Sul, Criciúma e Araranguá

Araranguá recebeu nesta sexta-feira um encontro da coligação “Aqui é trabalho”, liderada pelo candidato a governador Gelson Merisio (PSD), acompanhado do candidato ao Senado Esperidião Amin (PP). O município é a maior cidade do Extremo Sul de Santa Catarina, e mesmo muito próxima de Criciúma, apresenta indicadores sociais e econômicos abaixo da vizinha e da média catarinense.

“Eu vejo o Estado com duas funções essenciais: ser um protetor dos desamparados, e ser um regulador de oportunidades”, disse Merisio, e nós podemos fazer isso pelo Vale do Araranguá com efeitos benéficos para toda região Sul gerados pelo desenvolvimento econômico.

 

Foto de Luis Debiasi

 

Foto de Luis Debiasi

 

Equilíbrio regional

Merisio explica a forma de incentivar o equilíbrio regional nas áreas hoje menos desenvolvidas: “Iremos aplicar incentivos fiscais para que empresas decidam se instalar em Araranguá e nas cidades próximas, por exemplo, aumentando a competitividade e a nossa vocação empreendedora”. E Merisio conheceu na tarde dessa mesma sexta-feira uma empresa de Criciúma que poderia se beneficiar da medida.

Hoje os empreendedores finalizam peças de vestuário em jeans em uma planta fabril em Criciúma antes da venda ao varejo, mas costura a maior parte dessas peças em indústrias instaladas no Paraná e na Bahia antes do professor e agregação de valor. “Com esse avanço, vocês poderiam estar gerando emprego e renda em Santa Catarina, a apenas 40 quilômetros de distância daqui dessa unidade, melhorando muito a sua logística”, disse Merisio na empresa UFO Way.

 

Foto de Luis Debiasi

 

Roteiro de caminhadas e visitas

Ao longo do dia, Gelson Merisio concedeu entrevistas em Criciúma e Araranguá, onde participou de um bandeiraço e de visitas aos comércios nas cidades. Também foram realizadas caminhadas nos municípios de Imbituba e Cocal do Sul. A agenda de sexta-feira também incluiu visitas às empresas UFO Way, em Criciúma, e Fontanella Transportes, em Lauro Müller.

Participaram do encontro também os prefeitos de Araranguá, Mariano Mazzuco (PP), de Ermo, Aldoir Cadorin (PSD), de Balneário Gaivota, o Ronaldinho (PP), de Morro Grande, Valdionir Rocha, o Valdo (PSD), de Timbé do Sul, Betinho Biava (PP), e de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira (PSD), além de quatro vice-prefeitos da região. “Este deve ser nosso ‘saideiro’ encontro do primeiro turno”, disse Amin, lembrando que agora a eleição entra em sua reta final.

No final do dia, Merisio também participou de um evento de mobilização em Criciúma dos candidatos do PSC Jaime Evaristo, que concorre a deputado federal, e Jair Miotto, que concorre a uma vaga de deputado estadual.

 

Foto de Luis Debiasi